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Sistema de Gestão da Qualidade

O Sistema de Gestão da Qualidade é um conjunto de práticas que são integradas na organização de uma empresa com o objetivo de atender uma política de qualidade através do controle e padronização dos processos presentes no dia a dia do seu negócio.


Segundo Maranhão (2005) sistema de gestão da qualidade é apenas um conjunto de recursos e regras mínimas, implementado de forma adequada, com o objetivo de orientar cada parte da empresa para que execute de maneira correta e no tempo devido a sua tarefa, em harmonia com as outras, estando todas direcionadas para o objetivo comum da empresa: ser competitiva, ter qualidade e com produtividade.

Para que essa qualidade seja atingida alguns pilares são de extrema importância:


A Mudança Organizacional e Cultural é um dos maiores desafios das empresas que optam por implementar um sistema de Gestão da Qualidade. Na maioria das vezes, podem surgir diversos questionamentos internos da equipe sobre os motivos das novas implementações e uma resistência em alterar hábitos e processos já estabelecidos.


Entretanto, o desafio de uma equipe de qualidade é mostrar que, por mais difícil que seja, a mudança gerada pela implementação de um sistema da qualidade promove benefícios não somente para o produto ou serviço oferecido, mas também um crescimento, aprendizado e evolução de todos envolvidos no processo.

O processo de implementação da qualidade inclui a elaboração de Documentos e Procedimentos Padrões, para que as atividades dentro da empresa sejam realizadas da mesma forma por todos. Por isso, a importância de Treinamentos, parte importante de um sistema de gestão da qualidade para promover o desenvolvimento de senso crítico e aperfeiçoamento da equipe.


Nesse sentido, os Indicadores de Qualidade, que são ferramentas que permitem a visualização realista e abrangente dos resultados oriundos dos processos, são capazes de apresentar evidências de que o caminho percorrido está sendo favorável no alcance dos objetivos.


Um sistema de qualidade deve ser capaz de conseguir identificar qualquer informação ao longo de um processo, ou seja, garantindo a Rastreabilidade, que é possível de ser verificada através dos Registros implementados em todas as etapas realizadas no processo. Para a qualidade, uma atividade realizada e não registrada, passa a ser uma atividade NÃO realizada!


As decisões da área da qualidade são sempre baseadas em fatos, que são analisados criticamente durante todas as ações que envolvam determinado processo ou produto, sendo possível, assim, identificar os pontos de Ações Corretivas, Preventivas e de Melhorias.


Um sistema da qualidade implementado gera diversos benefícios para as empresas, como a mudança organizacional e cultural, a padronização de processos, capacitação da equipe, rastreabilidade de processos, identificação de pontos de melhoria, preventiva e corretiva, entre outros... Com um sistema completamente implementado, as empresas podem, inclusive, adquirirem Certificações que comprovem a qualidade implementada de forma regional, nacional ou até internacional!


A qualidade deve estar inserida na rotina de todos os colaboradores da instituição e, por isso, mantê-la é um processo ativo! A gestão da qualidade é um documento vivo e sua melhoria deve ser contínua.


A qualidade não é fruto do acaso, mas resultados de um trabalho e esforço inteligente!


- Hádylla Kanelly Castro Manzi



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