top of page
  • Foto do escritorEleve Science

NEWS - OECD Publica Novas Diretrizes, Ementa Propõe Proibição do Uso de Animais Para Testes



No dia 30 de junho de 2022, a OECD (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) publicou novas diretrizes e atualizações de diretrizes relacionadas à testes de produtos químicos e ao uso de métodos alternativos. A OECD está no centro da questão regulatória global envolvendo os métodos alternativos e suas diretrizes são norteadoras para estudos, testes e experimentos na indústria e na academia. As diferentes diretrizes estabelecidas representam métodos de testes acordados internacionalmente. Saiba mais sobre algumas das novas diretrizes e atualizações publicadas:

A publicação dessas diretrizes é de grande relevância para a implementação e expansão dos métodos alternativos, ampliando as possibilidades da utilização de testes que reduzam, substituam ou refinem a utilização de animais! Para saber mais sobre as atualizações e novas diretrizes publicadas, acesse o link.



Ao longo do mês de junho, foi publicada uma ementa que tem como objetivo alterar a Lei nº 11.794/08, visando a proibição do uso de animais de qualquer espécie em atividades de ensino, pesquisa e testes na produção de cosméticos, itens de higiene pessoal e perfumes.


A ementa se encontra em tramitação e representa um grande avanço para o setor dos métodos alternativos no Brasil. A discussão e a consideração de ementas como essa caminham ao lado de uma grande expectativa de crescimento da política dos 3Rs em nosso país!



Em um contexto de atualizações regulatórias, preocupações com o meio ambiente e bem estar animal, a Eleve Science realizou, com apoio da ABC (Associação Brasileira de Cosmetologia), um workshop sobre NAMs - Novas Abordagens Metodológicas.

Essas abordagens dão a oportunidade de simular complexas interações entre as células e observar suas reações a fatores externos. Portanto, o conhecimento sobre as Novas Abordagens Metodológicas in vitro e suas aplicações é um assunto de grande relevância. O workshop contou com importantes discussões de referências no setor, entre Jadir Nunes, Octávio Presgrave, Franciane Marquele de Oliveira e Sebastião Gonçalves. Acesse a gravação das apresentações através do link do nosso canal no YouTube e fique por dentro de atualidades e discussões sobre os métodos in vitro de segurança e eficácia que podem impactar o olhar do cientista e do empresário sobre substâncias químicas isoladas e produtos acabados.




104 visualizações0 comentário
bottom of page