top of page
  • Foto do escritorEleve Science

NAMs: O que são e a importância crescente que detém

Novos tempos requerem novos métodos em pesquisas biomédicas. Tais são as New Approach Methods (NAM), alternativas metodológicas para avaliação de compostos sem fazer uso de animais. A crescente e atual atenção dada aos NAMs pelas agências regulatórias do mundo todo atestam então a importância que eles detêm nesses novos tempos.

De Aristóteles na Grécia, a Galeno em Roma, nossos cientistas fazem uso de animais na pesquisa biomédica desde o período da Antiguidade Clássica. Assim, a forma como nossa sociedade produz conhecimento científico herda de suas origens essa dependência. Entretanto, nossa progressiva e contemporânea preocupação com o bem-estar animal e ambiental coloca em xeque tal modo como fazemos ciência. Logo, surge uma questão fundamental: como acabar com a necessidade de animais na pesquisa sem comprometer a qualidade e confiabilidade de seus resultados?



Dentre as muitas possibilidades de resposta, despontam como uma solução importante as Novas Abordagens Metodológicas - tradução livre do inglês original New Approach Methods (NAM). Em síntese, essas abordagens são um conjunto de testes, ensaios e metodologias capazes de avaliar parâmetros de risco biológico e químico, como segurança, toxicidade, absorção, metabolismo, excreção, entre outros. Ou seja, as NAMs são um conjunto próspero de alternativas - e até a combinação delas - para avaliar um determinado composto sem fazer uso de animais em seus protocolos de testagem. Portanto, é evidente que o interesse nesses métodos provém de seu enorme potencial e importância para o futuro.


À luz desse cenário, o que está em jogo quando falamos desse potencial e importância? De maneira sucinta, o desafio atual é validar métricas de correlação entre às NAMs e os ensaios convencionais com vertebrados que eles visam substituir. Nesse sentido, os órgãos regulatórios mais influentes do mundo - em especial, as agências de regulação estadunidense e europeia - promovem ações incessantes a fim de desenvolver, aprimorar e efetivar esses métodos para, finalmente, estabelecê-los como alternativas definitivas aos ensaios tradicionais baseados no modelo animal. Em vista disso, à medida que a testagem em animais é restringida, as Novos Abordagens Metodológicas se tornam gradualmente mais requisitados e, pois, indispensáveis em nossa sociedade contemporânea. Eles se tornam gradualmente o futuro da ciência enquanto fazem um aceno ao passado.


Em conclusão, desde a antiguidade, a história da ciência é também a história de como usamos modelos animais para testes e estudos. Contudo, a contemporaneidade exige uma mudança de paradigma traduzida na necessidade de encontrar métodos alternativos. É o momento dos Novos Métodos de Abordagem (NAM) ocuparem um espaço cada vez mais significativo na produção científica atual. É também chegado o momento de nossos órgãos reguladores investirem no desenvolvimento e validação de um número maior de NAMs. E, como sociedade, é o momento de estarmos mais e mais atentos àquilo que consumimos e a sua adesão às NAMs.

184 visualizações0 comentário
bottom of page