top of page
  • Foto do escritorEleve Science

Estudo de permeação cutânea in vitro

Formulações tópicas ocupam um papel de importância nas indústrias farmacêutica, química e cosmética. Num contexto de atualizações regulatórias e preocupações com o meio-ambiente e bem-estar animal, o estudo de permeação cutânea in vitro desponta como poderosa ferramenta de análise. É então que a Eleve Science oferece tal estudo como solução para essas indústrias: um movimento em direção à atualidade regulatória e socioambiental.


Pomadas, cremes, loções, géis, pastas, emplastos... há uma infinidade de produtos de uso tópico, principalmente na indústria farmacêutica e cosmética. Afinal, a aplicação local é uma estratégia terapêutica vantajosa e, como tal, bastante visada. Mas você já parou para pensar em como esses produtos são testados? E mais ainda, como essa testagem se alinha com compromissos de sustentabilidade e bem-estar animal gradativamente mais requisitados?

Dentre vários métodos empregados na avaliação de produtos tópicos, há o estudo de permeação cutânea in vitro. Esse estudo é utilizado para avaliar a capacidade que um ativo presente na formulação tópica tem de penetrar e atingir as diferentes camadas da pele. Além disso, também é capaz de avaliar a possibilidade do ativo alcançar a circulação sistêmica, isto é, o fluxo sanguíneo. Nesse sentido, trata-se de uma poderosa ferramenta disponível para a indústria desenvolver novos produtos, comparar performance entre produtos, avaliar performance entre lotes, dentre outras aplicações.

Para além de sua versatilidade técnica, o estudo de permeação cutânea in vitro possui um enorme valor socioambiental agregado. Por ser um estudo in vitro, esse modelo é considerado como método alternativo ao uso de animais. Isso quer dizer que, ao empregá-lo, há uma redução da dependência do modelo animal, mas com acurácia equivalente ou até mesmo superior. Logo, a permeação cutânea in vitro desponta como uma alternativa não somente mais moderna, mas com um caráter mais ético. Caráter que, finalmente, está mais alinhado com a crescente tendência dos órgãos regulatórios nacionais e internacionais de incentivar e priorizar alternativas sustentáveis.


Nesse cenário, a Eleve Science oferece como solução ao mercado sua expertise nos ensaios de permeação cutânea in vitro. Nosso portfólio de serviços inclui a aplicação do estudo de permeação cutâneo in vitro, auxiliando nossos clientes a avaliar com acurácia a permeação cutânea in vitro dos ativos presentes em suas formulações. Assim, ajudamos as demais indústrias com seus desafios usando ciência de ponta.

Em resumo: “importância para formulações tópicas + versatilidade da técnica + valor socioambiental agregado” é uma equação que aponta diretamente para o estudo de permeação cutânea in vitro. E, num cenário de progressivo interesse e procura por redução e eliminação do uso de animais em testes, a Eleve Science executa esse protocolo tanto para oferecê-lo como solução a demais empresas, como para se posicionar na vanguarda da ciência brasileira.


E sua empresa? Já considerou aplicar esse estudo nos seus produtos? Entre em contato com a Eleve Science e saiba como esse ensaio pode fornecer importantes respostas para o seu produto!



231 visualizações0 comentário
bottom of page