• Eleve Science

Permeação Cutânea: Aprimorando a performance da sua formulação

O estudo de permeação cutânea permite uma avaliação dos ativos presentes em uma formulação de uso tópico e traz análises importantes sobre a efetiva permeação desses ativos nas diferentes camadas da pele, conferindo informações significativas para um aprimoramento de formulações.



Nos últimos anos, o crescimento da indústria farmacêutica, química e veterinária, por exemplo, tem refletido no aumento da busca por produtos de uso tópico que possuem uma aplicação indolor, fácil, não invasiva e com grande eficiência.


O estudo de permeação cutânea é uma técnica utilizada em laboratórios capaz de obter informações significativas sobre a capacidade dos ativos presentes em uma formulação de uso tópico em atravessar as diferentes camadas da pele e atingir células viáveis da epiderme e da derme, podendo também avaliar a possibilidade de que os ativos atinjam a circulação sistêmica.



O principal objetivo das indústrias em relação aos seus produtos de uso tópico está relacionado à capacidade dos ativos presentes serem capazes de alcançar o seu local de ação desejado e exercer o seu efeito. No caso de um produto cujo objetivo é atingir a corrente sanguínea, por exemplo, espera-se que o princípio ativo da formulação seja capaz de permear através das camadas da pele e ser capaz de atingir o seu local de ação.


Através do estudo de permeação cutânea é possível observar através de quais camadas os ativos da formulação foram capazes de permear, além da quantificação detalhada dos ativos. Portanto, esse estudo permite uma avaliação sobre a performance de um produto e pode ser utilizado pelas indústrias para aprimorar suas formulações, alterar a concentração de componentes, comparar diferentes lotes de produtos ou até mesmo comparar formulações distintas.


Podem ser analisados diferentes tipos de produtos, como cremes, pomadas, géis, loções, entre outros. A análise desses produtos, auxilia as etapas de screening (fase de PD&I) e o levantamento de evidências para fins de registro de produtos em agências regulatórias buscado pelas indústrias.


Ficou com alguma dúvida sobre esse estudo que consegue fornecer tantas respostas para o desenvolvimento de produtos? Os experts da equipe Eleve Science estão disponíveis para saná-las e auxiliar você a elevar a performance da sua formulação!


17 visualizações0 comentário