top of page
  • Foto do escritorEleve Science

Abordagem Integrada de Testes para Avaliação (IATA)


A importância da realização de testes toxicológicos previamente à comercialização de um produto é exigida por órgãos regulatórios no mundo todo. Portanto, realizar testes que garantam a segurança do seu produto é fundamental para sua empresa. Entretanto, existem diversas questões a serem estabelecidas antes de realizar um estudo.


A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OECD) recomenda que antes de iniciar qualquer novo teste toxicológico, principalmente quando se tratar de um método in vivo, deve-se considerar dados disponíveis na literatura, buscando formas de evitar sofrimento animal desnecessário.


Para a busca literária, pode ser realizada uma Abordagem Integrada de Testes para Avaliação (IATA) que será capaz de reunir dados para auxiliar tomadas de decisões. A IATA pode ser realizada através de três etapas, sendo elas; Busca de dados e informações existentes e métodos que não utilizam testes; Análise de WOE (Weight Of Evidence) que visualiza as evidências de apoio as hipóteses do material encontrado; Realização de novos testes com Métodos Alternativos, utilizando métodos in vivo apenas em último caso.


De forma sucinta, a Abordagem Integrada de Testes para Avaliação é baseada na análise integrada de dados científicos já existentes, além de abordar informações novas que utilizam estratégias modernas para à indústria. Alguns exemplos de técnicas abordadas pelas IATAs podem ser métodos in chemico e métodos in vitro, que estão amplamente agregados aos Métodos Alternativos ao uso de animais.

66 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page